NBA: Saiba o que aconteceu na semana 25

Faltam apenas três dias para o final da temporada regular da NBA. A expectativa para a pós-temporada já está na cabeça dos fãs e nas equipes. Embora algumas já estejam eliminadas, elas não desistem de batalhar. E sempre momentos legais e inusitados são vistos na maior liga de basquete do mundo.

Vinícius Batista
Colaborador do Torcedores

Crédito: Divulgação/Twitter

Os jogos da primeira fase da NBA encerram-se nesta quarta-feira (10). Além de selar a transição para os playoffs, esses duelos são importantes para os atletas que ainda buscam uma conquista individual. Os dados utilizados para as premiações são os da temporada regular.

Confira a seguir, o que aconteceu na semana 25.

Russell Westbrook quebra mais recordes e continua a fazer história

Mais uma vez, Russell Westbrook adiciona mais uma marca expressiva e inacreditável em sua carreira. No duelo contra o Los Angeles Lakers na terça-feira (2), o armador do Thunder foi o segundo jogador a conseguir um triple-double com 20 ou mais números em seus quesitos. A estatística se torna mais expressiva, porque o único jogador que havia conseguido esse feito, foi Wilt Chamberlain, em 1968.

Não satisfeito com essa marca, Westbrook decidiu inovar. Após vencer o Detroit Pistons na sexta-feira (6), o jogador conquistou a média de triple-double em uma temporada regular da NBA pela terceira vez seguida. Para efeito de comparação, o lendário Oscar Robertson, um dos maiores armadores da liga, conseguiu apenas uma vez ter esse desempenho. Westbrook faz isso com tanta facilidade que já virou uma rotina na vida do atleta atingir uma marca tão sonhada por qualquer profissional.

Brooklyn Nets volta aos playoffs após ficar quatro anos fora

A cidade de Nova Iorque terá um representante nos playoffs da NBA. E essa equipe não é o New York Knicks. Enquanto os bi-campeões amargam na última posição da Conferência Leste, o Brooklyn Nets finalmente deu alegria para sua torcida.

Com a vitória em cima do Indiana Pacers no domingo (7), o time do técnico Kenny Atkinson volta à pós-temporada do basquete americano após ficar desde 2015 fora. Liderada pelo armador D’Angelo Russell, o Nets, embora já esteja assegurado na próxima fase, tem mais dois duelos a fazer. Vencê-los é importante, porque a posição na tabela define seu adversário, que pode ser mais forte ou fraco.

 Orlando vibra com a classificação do Magic para os playoffs

Desde 2012 sendo um mero coadjuvante na Conferência Leste, o Orlando Magic garantiu sua vaga na próxima fase da NBA. O time da Flórida venceu o Atlanta Hawks por 143×113 e não pode ser mais alcançado por Miami Heat e Charlotte Hornets. A grande temporada da equipe passa pelo desempenho do pivô Nikola Vucevic, do ala pivô Aaron Gordon e dos armadores Evan Fournier e D.J Augustin.

Esse era o maior jejum de playoffs de uma equipe na Conferência Leste. Agora, ele passa a ser do New York Knicks, que não figura na fase mata-mata desde 2013. A festa está liberada nos parques da Disney.

Golden State Warriors joga sua última partida de temporada regular na Oracle Arena e obtém vantagem na Conferência Oeste

Chega ao fim a era Golden State Warriors em Oakland. Os atuais campeões da NBA fizeram a última partida da temporada regular no ginásio, na vitória sobre o Los Angeles Clippers por 131×104. Stephen Curry, com 27 pontos e Draymond Green com um double-double, foram os destaques do jogo.

A última partida foi muito especial para a franquia e seus torcedores em Oakland. O Warriors jogou com seu uniforme clássico, utilizado em homenagem a uma das maiores vitórias da franquia, quando eliminou o favorito Dallas Mavericks. O branco e laranja era visto no peito dos atletas, que ficaram emocionados, assim como seus fãs. Para melhorar, a vitória do Portland Trail Blazers sobre o Denver Nuggets, resultou na vantagem do Warriors em jogar os playoffs em casa na Conferência Oeste.

Essa será a última aparição do Warriors em Oakland. Na próxima temporada, a franquia mandará seus jogos em San Francisco. No entanto, a equipe ainda mandará seus jogos de playoff na arena. O que resta é aproveitar as memórias e os bons momentos vividos na “Roarcle”.

Alex Caruso atinge maior pontuação e melhor jogo de sua carreira

Questionado por muitos, Alex Caruso demonstrou seu talento na última sexta-feira (5). O jogador do Los Angeles Lakers arrasou contra o rival da cidade, o Clippers, na vitória de sua equipe por 122×117. Na partida, Caruso anotou 30 pontos e 10 rebotes, registrando um double-double e ainda teve cinco assistências.

Além de ser cestinha nesse duelo, Caruso atingiu a maior pontuação na sua carreira. Também, graças as suas boas atuações, ele passou a ser de contestado a um dos mais importantes jogadores do time. Isso é ótimo, porque além de dar confiança ao atleta, o Lakers pode contar com uma peça crucial para o seu elenco na próxima temporada.

Playoffs na Conferência Leste: uma vaga para três times

A disputa pelas vagas na pós-temporada na Conferência Leste está perto de um desfecho. Após Brooklyn Nets e Orlando Magic carimbarem seus passaportes para a próxima fase da NBA, ainda há um assento em aberto. E ele pode ser preenchido por três equipes: Detroit Pistons, Charlotte Hornets ou Miami Heat.

Dessas equipes, a com mais chances de chegar aos playoffs é o Detroit Pistons. Em oitavo lugar, o time enfrenta duas equipes eliminadas da disputa: Memphis Grizzlies, em casa e New York Knicks, fora. Enquanto isso, o Hornets enfrenta Cavaliers e Magic, porém não depende apenas de si. Em situação mais crítica, o Miami enfrenta o 76ers de Joel Embiid e o Brooklyn Nets.

LEIA MAIS: Virginia x Texas Tech: saiba como assistir a decisão do Final Four da NCAA AO VIVO na TV